segunda-feira, 20 de outubro de 2008

PU2TJQ em: O Dia Seguinte.

Dez Anos de JOTA. Foi o que o 51º Jamboree no Ar significou pra mim.

Comecei a participar como membro juvenil em 1997, eu era Bandeirante e participei na estação do G.E.Caoquira em São Bernardo do Campo. Nunca vi tanta gente participando, naquele JOTA que é até hoje o recordista, com 14.000 Brasileiros envolvidos na atividade.

Em 1998, mais uma vez, no G.E.Caoquira. Esse foi o meu primeiro JOTA como participante, efetivamente. Em 1997, fui apenas visitante, e em 1998 também me tornei radioamador.

E em 1999, a PU2TJQ entrava no ar pela primeira vez em um Jamboree no Ar. Foi a primeira vez que o meu Distrito Bandeirante, o Distrito São Bernardo, participou de um JOTA com uma estação de radioamador. Comigo, um Escoteiro do G.E.Caoquira (O Fabrício, que mora atualmente em Indaiatuba) e o Fernando (atual PY2FLG) que ajudou na montagem da estação, e cedeu vários equipamentos. O meu velho e valente "Deltão" estava lá. O Fernando aliás, pisou em uma telha e acabou caindo dentro do banheiro do Distrito... HI HI


Resultado: 2º Lugar Estadual - Empatado com o PU2KEP, o Jurandir. Fui o único Radioamador do Movimento Bandeirante a receber uma premiação naquele JOTA. A Premiação aconteceu na sede do Sindicato dos Eletricitários Paulistas, na Rua Tomás Gonzaga, na Liberdade.

Em 2000, um JOTA solitário, ou quase. Eu e o PU2UCE, meu padrinho e eterno companheiro de JOTA, operamos a PY2ILG, estação da ETE Lauro Gomes. Estávamos sozinhos na ETE, e eu já tinha saído do Distrito. Foi a primeira e única vez em que eu (decepcionado) usei a sigla "R" em um JOTA. Nos divertimos muito - mesmo solitários, e passando um único numeral de grupo.

Em 2001, eu já estava no G.E.Jean Philippe Cousteau 173/SP - Meu primeiro Grupo Escoteiro. Lá, com a ajuda do falecido, e saudoso Chefe Everaldo Palumbo, fizemos o primeiro JOTA com uma base do próprio Jean Philippe. Mais uma vez, instalada na ETE Lauro Gomes, e mais uma vez com a PY2ILG. Muita gente, pouco staff, mas mesmo assim, foi muito divertido e proveitoso. Foi o último JOTA que operamos frente a PY2ILG, estação pela qual tanto lutamos. Hoje, está desativada.


Em 2002, tentamos montar uma estação na sede do GE Billings - 227/SP - No Riacho Grande, um distrito de São Bernardo. Não deu certo, em cima da hora, tivemos que cancelar a atividade. E Pela primeira vez eu tive a oportunidade de operar um JOTA ao lado de um grande amigo, o Samir - PY2OP, que eu conheci ainda em 1998, nas reuniões da Comissão Paulista de Radioescotismo. Éramos três radioamadores na sede do GE Piratinis - 95/SP: PY2OP, PU2TJQ e PU2UCE. (Lá também tive a oportunidade de conhecer pessoas que mudaram a minha vida, e que estiveram e estão ligadas a mim há um bom tempo)
Em 2003, voltei a operar um JOTA "sozinho", na sede do GE Corrente - 35/SP. O Convite foi do Chefe Erick, e foi uma grande experiência! Levei antenas, rádio, cabos, enfim... Tudo para a sede do Corrente. Fiquei em 2º Lugar Nacional da Classe C - Minha melhor colocação até hoje. Lá eu reencontrei o Filipe (hoje PU2TEA) que me convenceu a mudar de "mala e cuia" para o Umuarama - E foi o início da minha jornada no 81/SP.

Em 2004, depois de anos sem atividade, operamos um JOTA na sede do GE Umuarama. Que agora contava com uma nova sala de rádio. Foi espetacular, mas eu sinceramente não me lembro do meu resultado como Radioamador - desculpem nossa falha. HI HI

2005 - Um outro JOTA no Umuarama, desta vez com a companhia do Moraes - PY2BH, que ensaiava o seu retorno ao Escotismo. Se eu não me engano, fui o primeiro colocado Estadual na Classe C.
2006 - Umuarama de novo. Não lembro de muitos detalhes deste JOTA. Umuarama 1º Colocado Estadual em Grupos Escoteiros. Se não me engano, eu e o PU2UCE operamos este JOTA. O PU2UCE ficou com o Primeiro Lugar do Estado na Classe C, e eu com o segundo.
2007 - Primeira vez depois de anos em que mandamos o pessoal do GE Umuarama viajar. Conquistamos no ano do cinquentenário do JOTA o 3º Lugar Nacional na categoria Grupos Escoteiros - uma conquista muito especial, principalmente por ser no ano do cinquentenário. Fiquei com a primeira colocação Estadual na Classe C.

2008 - Muita confusão, quebramos o pau com o nervosismo da organização da atividade, mas valeu muito a pena. O 081/SP esteve em Porto Alegre, Curitiba, Juiz de Fora, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Rio Claro, São Paulo... Foi gratificante! Operei sozinho desta vez, o Filipe, meu fiel escudeiro, se tornou radioamador, e eu o seu padrinho (com muito orgulho) e operou de nossa segunda estação, instalada na sede do GE Nove de Julho - 25/SP.

Foi um trabalho intenso, e eu tenho o dever de agradecer a quem fez esse JOTA se tornar uma realidade: Chefe Carlos Falk (persistente e visionário - devemos a ele quase todas as realizações que fizemos neste JOTA - e devemos a ele a possibilidade de termos montado uma segunda base), Chefe Mônica Teixeira (Nossa Diretora-Presidente e companheira - dormiu na sede e se divertiu junto com a molecada), Chefe Alê (participou de seu primeiro JOTA, e ficou maravilhado com o rádio - provável novo radioamador do grupo), Chefe Luiz Uchida (que apanhou conosco montando antenas, "faxinando a sede", entre outras coisas).

Agradeço também aos Pioneiros: Juliana Galvão (esteve em Porto Alegre) e o Erick Galembeck (esteve em Juiz de Fora). Além de terem representado o Grupo, também ajudaram na sede em tudo o que puderam e mais um pouco.

Agradeço aos Escoteiros e Seniors que também nos representaram de forma brilhante. E aposto que se divertiram muito.

O Resultado da apuração, não interessa... O Mais gratificante, já aconteceu.

Agradeço também ao meu auxiliar (PU2RFS em seu segundo JOTA) e aos nossos visitantes:

010 - SP - Grupo Escoteiro Parecis
(Nosso eterno parceiro, e grupo amigo - o grande companheiro do Umuarama)

044 - SP - Grupo Escoteiro Ebenezer
(Segunda vez em que participaram conosco - baita pessoal animado e divertido!)

056 - SP - Grupo Escoteiro Santo Amaro
(Grupo do PU2RFS - pela segunda vez conosco, esperamos que isso se torne frequente)

095 - SP - Grupo Escoteiro Piratinis
(Outro grande parceiro histórico do Umuarama - A Lobinha Giovana adorou o rádio, bateu papo, e adorava copiar logs - uma raridade!)

005 - MG - Grupo Escoteiro Fênix
(Grupo de nosso novo amigo, o Samuel - ou "Mineiro" HI HI - tomara que ele também tenha se divertido muito, recebemos a visita com muita honra e esperamos que se repita no ano que vem)

Sem todos estes, o JOTA não teria sido uma realidade. Foi extremamente cansativo, nunca fiquei tão "quebrado" depois de um JOTA, mas valeu a pena - acho que tô ficando velho, afinal, quando comecei tinha 15 ou 16 anos, agora, já são 25...
Por último, e não sem menos importância, agradeço aos Grupos que receberam os nossos jovens:
091 - RS - Grupo Escoteiro Baependi
Porto Alegre - RS
041 - SP - Grupo Escoteiro Marechal Rondon
Rio Claro - SP
010 - SP - Grupo Escoteiro Parecis
São Paulo - SP
002 - MG - Grupo Escoteiro Caiuás
Juiz de Fora - MG
004 - PR - Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eppinghaus
Curitiba - PR
018 - SP - Grupo Escoteiro João Ramalho
São Caetano do Sul - SP
158 - SP - Grupo Escoteiro Caoquira
São Bernardo do Campo - SP
025 - SP - Grupo Escoteiro Nove de Julho
São Paulo - SP

Grato, grato, gratíssimo!
Bravo, bravo, bravíssimo!

73 - Saps!

3 comentários:

PU2-TEA - Filipe disse...

faltou só me agradecer por aguentar vc né? e ir de busão pro grupo uhahuauhahuhuauhahua

Anônimo disse...

Muito bom, parabens por mais um JOTA !
Infezlimente no momento do contato PU2TJQ/TEA com a PY2NRC eu nao estava presente. Mas valeu !
André Bracciali

Unknown disse...

Bom, sem palavras pra expressar o qunto esse JOTA significou pra mim, enquanto escoteira e enquanto pessoa. Mtos mtos mtos agradecimentos a todos, pelo apoio, ao Ch. Falk pela oportunidade e ao pessoal do G.E. baependi que me receberam de forma tão afetuosa. Foi tri!!

e vamos, que esse ano o caneco é nosso !!!